Sistema de Abastecimento de Água

Nosso OBJETIVO é buscar SOLUÇÕES EFICIENTES, tanto para Sistemas Únicos/Isolados, como para compor o Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos que transitam em sistemas mais complexos. O resultado sempre pretendido e buscado será disponibilizar com segurança e qualidade o PRODUTO META – ÁGUA – a um BAIXO CUSTO.

Manutenção em Poços

Os poços tubulares possuem um envelhecimento com o passar do tempo, tornando-os até em alguns casos improdutivos, comprometendo sua alimentação, sem contar com prováveis defeitos apresentados pelo conjunto motor-bomba instalado nos mesmos. Para que isso não venha acontecer, a Sondar-MPS tem um serviço de Manutenção Preventiva e Corretiva dos poços tubulares e de sua instalação elétrica e hidráulica do conjunto motor-bomba.
Periodicamente é feita uma limpeza dos filtros dos poços, usando o sistema “AIR LIFT”, no qual são retiradas todas as partículas que se acumulam no fundo do poço, através da decantação, desenvolvendo-o e coletando os dados necessários para a emissão de relatório técnico do serviço.
Na oportunidade é feito uma revisão do sistema de recalque do poço, analisando o funcionamento do conjunto motor-bomba, verificando as instalações elétrica e hidráulica do mesmo. Se fizer necessário a Sondar-Mps Fará a substituição de peças para que o sistema volte a funcionar em perfeita ordem.

Perfuração de Poços para Água

O homem dispõe basicamente de dois recursos para o seu abastecimento de água: de superfície e a subterrânea. A água subterrânea é utilizada há milênios. Os historiadores registram o uso de poços profundos, por Egípcios, Persas e Chineses, há cerca de 2.100 anos A.C. Ela aloja-se nos poros, fendas ou fissuras das rochas que compõem o subsolo da crosta terrestre, formando um “reservatório natural” praticamente inesgotável de água potável, isenta de qualquer impureza ou contaminação bacteriológica.
O termo rocha é utilizado para identificar tanto formações consolidadas duras, como arenitos, granitos e calcáreos, quanto aos sedimentos não consolidados como areia, argila, etc. A água assim armazenada acumula-se durante anos ou até séculos, sendo o seu abastecimento contínuo e natural, praticamente independente do fator climático.
Estima-se que a água do subsolo represente 97% da reserva de água doce do mundo. A ocorrência de água nas rochas em qualquer região é determinada pelo caráter, distribuição e estrutura das mesmas, isto é, pela geologia da região.
O conhecimento destas características é fundamental para o aproveitamento racional das grandes reservas aqüíferas do subsolo.
Para isso a Sondar-Mps tem um conhecimento técnico bem avançado no segmento, destacando-se seu quadro de funcionários capacitados e habilitados para a execução dos serviços, sem contar com a disposição de equipamentos de perfuração de pequeno a grande porte, tendo capacidade de perfuração de até 600,00 metros de profundidade.

Perfuração de Poços para Petróleo

Com o crescimento e capacitação dos nossos serviços, a Sondar-MPS inicia uma nova vertente no seguimento de perfuração. A perfuração de poços de petróleo no Brasil tem crescido e se tornado mais exigente na sua essência, para isso nós temos qualificados os nossos funcionários, adquirindo novas sondas com capacidade de perfuração de 3.000 metros de profundidade, aumentando a estrutura física de nossas instalações, contudo visando sempre a evolução dos nossos serviços.

Estudo Hidrogeológico

Os estudos hidrogeológicos são realizados com profissionais qualificados na área de geofísica e geologia através de investigações e levantamentos necessários à localização e caracterização dos aqüíferos utilizando metodologia de eletro resistividade, buscando maior eficiência na quantidade e qualidade das águas subterrâneas. Também pode ser realizado em nível de reconhecimento de atalhos na área de meio ambiente e mineração dependendo dos objetivos almejados.
Todo esse cuidado garante um bom resultado na finalização dos nossos trabalhos.